Ação de Despejo é a forma que o locador possui para retirar o locatário do seu imóvel quando este descumpre o que ficou estabelecido em contrato.
🔸 O que causa um processo de despejo?
O motivo mais comum de despejo é a ausência do pagamento do aluguel. No entanto, há outras ocasiões em que é possível o processo de despejo, como:
▶️ Em caso de rescisão por acordo, o locador pode exigir o despejo do inquilino caso o locatário se arrependa do encerramento da locação;
▶️ Quando o contato de locação for celebrado em decorrência de contrato de trabalho, o imóvel poderá ser retomado imediatamente com o fim do vínculo empregatício;
▶️ Fim do prazo da locação para temporada;
▶️ Morte do locatário;
▶️Demais hipóteses previstas no art.59 a 65 da Lei do Inquilinato.
🔸 Quanto tempo devo esperar para ingressar com a Ação de Despejo ?
Em caso de despejo por falta de pagamento, por exemplo, basta um dia de atraso para o locatário ser inadimplente, permitindo a rescisão do contrato. No entanto, ressalta-se que para cada tipo de contrato de locação há uma regra específica. Assim, o mais prudente é contactar um advogado de confiança para uma melhor análise na maneira de agir.
🔸 O que o locatário pode fazer para evitar ser despejado?
Quando citado acerca do Processo de Despejo, o inquilino tem as seguintes opções:
▶️ Apresentar defesa caso o pagamento do aluguel já tenha sido efetuado ou quando as alegações do locador são inverídicas.
▶️ Emendar a mora: Se a ação de despejo ocorrer por inadimplência, o locatário possui o prazo de 15 dias para realizar o pagamento dos valores em atraso.